foi adicionado ao carrinho com sucesso.

Mitos e Verdades sobre a Castração

portaldoholanda-748856-imagem-foto-amazonas

O QUE É A CASTRAÇÃO? 

A cirurgia de castração (também chamada de esterilização) é simples, rápida e feita com anestesia geral. Portanto, o procedimento é totalmente indolor. O procedimento dura cerca de 1 h e cada animal A prática consiste na remoção de útero, trompas e ovários, nas fêmeas, e dos testículos, nos machos.

Atualmente existem 2 técnicas mais comuns para a realização da cirurgia, são elas:

– Cirurgia tradicional: realizada por meio de uma incisão de 5 a 10 centímetros na linha mediana (no caso das fêmeas), em que o acesso ao abdome é total. Já no caso dos machos a incisão é mais reduzida, somente o espaço para a remoção dos testículos.

– Técnica do gancho: útero e ovários são retirados por um corte pequeno e externados com a ajuda de um gancho. O método pode ser feito tanto em adultos, quanto em filhotes e o animal leva no máximo dois pontos.

O pós-operatório das cirurgias convencionais dura, em média, de cinco a 10 dias.

“Muitas pessoas ficam com medo de submeter o animal ao processo cirúrgico, mas, em termos de sequelas, não há risco. O único alerta é em relação à anestesia, pois todo procedimento anestésico é um risco. Por isso, é importante que cada animal passe por uma avaliação médica antes do procedimento”, explica a médica veterinária Marlene em entrevista ao ANDA.

Os animais não precisam cruzar ou ter filhotes antes de ser castrados para sentir-se satisfeitos ou completos. Em outras palavras, sua saúde física e mental não será comprometida se eles não tiverem contato sexual ou filhotes. Esses são valores humanos. A realidade é que os cães agem por instinto e estão mais sujeitos à frustração se não forem castrados. Já imaginou quantas fêmeas entraram no cio, nos últimos anos, em seu prédio ou na sua rua? Esses possíveis “parceiros” são percebidos à distância pelos animais, mas não pelos humanos. Isso significa que o seu cachorro instintivamente vai querer cruzar, às vezes durante dias seguidos, sem nunca conseguir. Isso, sim, pode gerar frustração e representar um estresse constante na vida do seu cão ou gato.

MITOS E VERDADES DA CASTRAÇÃO Oito-mitos-e-verdades-sobre-a-castração-BH-Mulher-1200x545_c

  1. Castração é um ato brutal – MITO! Mito! O procedimento de castração não causa sofrimento no animal. Quando realizada corretamente em clínicas veterinárias por profissionais especializados, é feita com anestesia própria para o corpo do animal, pontos cirúrgicos, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, tudo para um procedimento simples, eficaz e sem grandes sequelas pós-anestesia. Seu cão ou gato passa pela castração sem dor ou grandes riscos!
  2. Animal Castrado “perambula” menos – VERDADE! Cães e gatos saem atrás de fêmeas no cio e tentam escapar de onde estão para tentar acasalar. Com a esterilização os animais têm menos ânsia de perambular e, portanto, menos chances de sofrerem acidentes, serem maltratados, roubados ou ficarem perdidos.
  3. O Animal vai engordar depois da Castração – MITO!  Uma vez que seu cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias. Ressaltamos ainda que a castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo.
  4.  Animal Castrado briga menos – VERDADE!  A agressividade contra outros machos é tipicamente relacionada à disputa pelas fêmeas, sendo, portanto um comportamento relacionado à atividade sexual. Sendo assim, machos castrados brigam menos entre si.
  5. Castrar é caro – MITO! O valor pago pela castração é com certeza menor do que todo o custo envolvido em criar ninhadas, que ainda poderão acabar no abandono. Além disso, como a castração comprovadamente evita doenças graves, também é possível evitar os altos custos que envolvem um tratamento e cirurgia em um animal com tumor, por exemplo. Mesmo assim, se o valor de uma castração ainda estiver fora de suas condições financeiras, procure orientação com pessoas que desenvolvem trabalho voluntário com animais abandonados ou em clínicas. Existem diversas campanhas de castração a baixo custo ou até zero, promovido inclusive por algumas prefeituras.
  6. Castrar reduz problemas de saúde – VERDADE! O risco de animais desenvolverem cânceres (tumores) em idade avançada é bastante reduzido com a castração, que também evita a ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis. As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento. Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.
  7. Macho castrado perde a Masculinidade – MITO!  Machos castrados não se tornam homossexuais ou “menos machos”. Cães e gatos comprovadamente apenas copulam para procriação e não por prazer. A castração acaba com este instinto de procriar. Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.
  8. Fêmeas devem ter pelo menos uma cria antes de castrar – MITO! Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.

 PORQUE CASTRAR AO INVÉS DE USAR INJEÇÕES DE ANTICONCEPCIONAL

As injeções possuem uma elevada quantidade de hormônios, e apesar de parecer uma opção barata e menos evasiva que a castração ela é altamente nociva ao animal.

Em entrevista para o ANDA, a médica veterinária Marlene Nascimento disse:

“Os hormônios são os principais causadores do aparecimento de tumores e doenças como diabetes e infecção uterina. Eles também são responsáveis por muitas mortes por infecção em cadelas que acabam abortando em decorrência de aplicações errôneas durante o cio”.

Portanto essas injeções fazem parte da lista de “barato que sai caro” e que causa sofrimento e desgaste tanto para o animal quanto para o dono!

NÃO PENSE 2 VEZES E NÃO PROCURE ALTERNATIVAS… A CASTRAÇÃO É A MELHOR OPÇÃO SEMPRE!!!

Para o abandono não existe raça!

Muitos cães de raça também são abandonados, principalmente quando chegam à velhice ou desenvolvem algum problema de saúde.

Portanto, seja qual for à raça, porte ou idade de seu cão ou gato, tome uma atitude responsável: realize a castração!

PROTEJA OS ANIMAIS…SALVE VIDAS, A CASTRAÇÃO É UM ATO DE AMOR!

acastraçao

O Projeto Castração Solidária acredita no potencial da Castração e para isso precisa da sua ajuda para poder seguir castrando animais em comunidades carentes. entre no site do projeto:

Como Ajudar

FONTES:

https://www.worldanimalprotection.org.br/not%C3%ADcia/desmitificando-veja-8-beneficios-da-castracao

http://www.aimpa.com.br/arquivos/mitos-verdades-castracao.pdf

http://www.anda.jor.br/2016/05/conheca-9-mitos-e-verdades-sobre-a-castracao-em-animais/

http://blog.geracaopet.com.br/mito-ou-verdade-castracao/

 

 

 

Comments

comments