foi adicionado ao carrinho com sucesso.

Capturar, esterilizar e devolver! (C.E.D)

O projeto Castração SolidáriaCED realiza castrações de cães/gatos desde Dezembro/2011, atendemos famílias carentes/baixa renda de Osasco e Carapicuíba. A maioria dos animais castrados possuem donos e a minoria é das ruas. Já nos deparamos com diversas situações de animais abandonados que precisavam ser castrados, mas diversos fatores acabaram nos impedindo de castrá-los, como a falta de abrigo para recuperação da cirurgia, a dificuldade de capturá-los (principalmente os gatos ariscos).

Resolvemos iniciar um novo trabalho, utilizando o método C.E.D (capturar-esterilizar-devolver), dessa forma, conseguiremos atender também os animais abandonados.

O que é o Capturar-Esterilizar-Devolver (C.E.D)?

Capturar-Esterilizar-Devolver é um método eficaz de controle de colônias de gatos/matilhas e de redução da população felina e canina em determinados locais. O processo envolve a captura dos gatos e cães, a sua esterilização, a recuperação após a cirurgia e, por fim, a devolução do animal de volta ao seu território de origem. A técnica já é utilizada em vários países desenvolvidos, como os Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Portugal e também em algumas cidades brasileiras, através de projetos pioneiros como os Gatos Encantados (Rio de Janeiro), Confraria de Miados e Latidos (São Paulo) e o Cats of  Necropolis (Santos).

AbandonadosDevolvendo os animais esterilizados às ruas

Alguns desses animais se agrupam, escolhem seu território e permanecem se reproduzindo, mas como todo animal doméstico, esses animais não são independentes e acabam sofrendo pelo abandono. Observamos que onde sobrevive uma colônia/matilha com certeza há pelo menos alimentação. Apesar das dificuldades (como doenças, brigas, etc), algumas colônias/matilhas ou casos isolados de animais abandonados, recebem ou conseguem alimentação.

Mas até quando somente alimentação é suficiente? Sabemos que esses animais precisam de muitos mais, no entanto, não há espaço (abrigo) e nem lares suficientes para todos! Nesse caso a prática do método C.E.D é importante, pois não podemos simplesmente ignorar essa situação, deixar que esses animais continuem se reproduzindo e consequentemente sofrendo nas ruas. Infelizmente, muitos desses animais (principalmente gatos) são ariscos e não se adaptam em lares, mas outros podem e devem ser encaminhados à adoção. A castração em massa no local de convívio desses animais também é importante, para que eles não sejam encaminhados ao CCZ (carrocinha), sabemos que onde há uma proliferação de animais, mesmo que eles sejam inofensivos, em alguns casos o CCZ é acionado e os capturam, com o argumento do “controle de zoonoses”.

Como capturar esses animais?CED

Nas capturas de gatos ariscos utilizaremos as gatoeiras (armadilhas para gatos), elas são desarmadas sozinhas quando o gato adentra à gaiola e aciona a armadilha. Para atrair a atenção deles e fazê-los entrar na gaiola, utilizaremos iscas, como presunto, sardinhas, sachê, patê, etc.

As capturas dos cães são normalmente mais fáceis, apesar de alguns serem assustados. Eles costumam permanecer em ambientes urbanos e não sobem em telhados, então ao oferecer algum alimento, facilmente eles se aproximam, assim facilitando a captura. Nesse caso não é necessário utilizar armadilhas.

Lar temporário

Esses animais capturados serão encaminhados aos lares temporários, para recuperação da cirurgia e após o esse período serão devolvidos ao local de origem.

Esclarecemos que o nosso projeto não possui abrigos e que não temos como abrigar esses animais capturados. No entanto, abriremos exceções aos filhotes, que são frágeis e não sabem sobreviver aos perigos das ruas e também aos animais dóceis e novos, mas mesmo nesses casos só se tivermos lares temporários suficientes para abrigá-los até a adoção. Iremos nos responsabilizar pela alimentação e a divulgação da adoção.

Ofereça um lar temporário e ajude!

Comments

comments