foi adicionado ao carrinho com sucesso.

Por que ajudar animais que possuem donos?

Cadela AristonPara essa pergunta temos várias respostas, as mais variadas possíveis. Mas vamos respondê-la com outras perguntas: Somente os animais abandonados precisam da nossa ajuda? Só fazer adoção de animais resolve o problema do abandono como um todo? Você já foi em uma favela e já reparou na quantidade de animais que existem dentro e fora dela? abandonados ou com donos? É uma triste realidade, mas se você for em um bairro nobre de qualquer cidade, dificilmente você verá um animal na rua, pode ser que veja, um ou outro, mas nada que te chame a atenção para o problema do abandono em massa, mas em um bairro pobre? em uma favela? O número de animais, tanto com donos e sem donos é imensamente maior.

Ariston6

Comunidade Ariston

Por quê? A resposta definitiva não temos, então podemos apenas fazer suposições: – Então quer dizer que só pobre e favelado joga animais na rua? Claro que não! Sabemos que filhinhos de papai também fazem isso, e com certeza eles não abandonam no próprio bairro, isso é fato.

– Mas por qual motivo existem tantos animais abandonados em bairros carentes, será que a educação das pessoas influencia? ou de fato elas são sangue frio e conseguem jogar ninhadas nas ruas sem dó e piedade?

– O que leva uma pessoa a jogar animais na rua?! Já escutamos depoimentos de pessoas5 que fizeram isso, e parecia ser algo tão simples e comum, que para gente era muito bizarro! Mas a única conclusão que conseguimos alcançar, foi que realmente essas pessoas acham que alguém vai salvar os filhotes, eles nunca esperam que eles sejam atropelados e mortos de alguma forma.

– Mas será que elas não poderiam tentar todas as formas de doá-los antes disso? Sim! Algumas tentam, mas nem sempre conseguem, e às vezes essa opção parece ser a mais fácil e a menos “pecadora”, digamos assim! Já que matar os filhotes pesa muito mais na consciência, se a pessoa de fato quisesse matar os filhotes, jogar na privada e dar descarga com certeza seria mais fácil! Mas porque não fazer? A consciência pesa! É mais fácil passar o “problema” para frente! Aí nos deparamo com o típico depoimento sínico “Eu não matei, só coloquei em uma caixa na calçada, em uma avenida movimentada”.

Terezinha–  Educação? Será mesmo que a educação influencia em tudo isso? Com certeza! Se as pessoas tivessem consciência em como doar seus animais, sem desespero, com cautela, essa realidade seria outra. E claro se todas elas tivessem consciência, do que é castração, e se a prefeitura também ajudasse, a realidade seria com certeza uma outra bem menos sofrida. Muitas famílias ainda estão aprendendo a lidar com seus filhos que estão se envolvendo com drogas, com seus parentes criminosos, com seus familiares que estão morrendo por aí, e por fim, precisam aprender a cuidar dos seus animais.

– – Pobreza?! Se você já foi em uma favela, sabe que muitas pessoas ainda vivem de forma subumanas, e uma das únicas coisas que elas se preocupam é: ” o que vou comer amanhã?”, são famílias humildes, em sua maioria que possuem muitos filhos e muitos animais! Cuidar dos animais de forma correta e castrá-los, é prioridade? Jamais! Infelizmente a maioria dessas famílias não têm uma perspectiva longa de vida, elas pensam no dia de amanhã, esse é futuro delas! Para muitas pessoas, a castração ainda é uma novidade, algo bem longe da realidade de cada um, já que uma castração em uma clínica às vezes é o que eles gastam com alimentação mensalmente.

– Então por que ter animais se você não tem condições de tê-los?! Que difícil pergunta, 2não sabemos! Talvez porque as pessoas gostam de ter um bichinho para cuidar, ou fingir que cuidam, para dizer “olha aquele é meu”, ou simplesmente porque elas gostam de ter algo para se apegar, talvez seja uma carência afetiva ou pode ser um costume, afinal os animais já foram domesticado há tanto tempo, que hoje muitas pessoas os têm sem ao menos perguntar o motivo. Mas é claro, que existem exceções, tem muitas famílias que não tem condições de levar seus animais no veterinário, mas por outro lado, cuidam tão bem deles quanto famílias que possuem posses.

Retornamos à primeira questão: Por que ajudamos animais que possuem donos?

Nosso objetivo é castrar o maior número de animais, sempre atuando em comunidades carentes, atendendo famílias carentes, de baixa renda e animais abandonados de Osasco e em Carapicuíba. Para alguns ainda soa muito estranho, dizer que ajudamos SIM animais que possuem donos! Pois são pessoas pobres, humildes, que não conseguem pagar por uma castração particular, muitas delas possuem mais de 10 animais em casa, o que é surreal, para uma família que mal consegue sobreviver! São justamente os animais dessas pessoas que precisam ser castrados!

1E o que fazer, se ela não conseguem castrá-los? Virar às costas e esperar que mais animais cheguem na rua? Então começaremos a recolhê-los e doá-los. Será que assim resolveremos o problema? Sem desmerecer o trabalho de quem faz a adoção de animais e faz de uma forma bem feita, porque doar sem castrar é totalmente sem sentindo. Doar, doar e doar, enquanto você doa, chegam mais e mais animais nas ruas. Enxugar gelo? Já escutou essa expressão? Você enxuga e enxuga e ele nunca seca! Se os animais dessas mesmas pessoas continuam sendo abandonados, isso nunca terá fim, se elas não forem educadas a cuidar do seus animais, o problema será maior ainda!

É possível castrar esses animais e educar a população sozinhos? Não! A ajuda de todos é fundamental! Claro que as pessoas precisam ser conscientizadas, que precisam dar valor ao nosso trabalho, nada é de graça! Por isso que mesmo a mais pobre família, precisa doar alguma quantia para o projeto, que é estipulada por nós, de acordo com a renda familiar de cada uma. Infelizmente essas “contribuições” não são suficientes para custear todas as despesas de cada campanha, então precisamos procurar outros meios de conseguir verba, é justamente nessa hora que entramos, se cada um pudesse doar pelo menos 10 reais, 20 reais por mês, imaginem quantos mais animais poderíamos ajudar?

Sr. Raimundo e seus animais (castrados pelo projeto).

Sr. Raimundo e seus animais (castrados pelo projeto).

Enquanto continuarmos desunidos, nada mudará! Ajude quem precisa, seja um animal ou uma pessoa!

Quem tiver interesse em ajudar o projeto, por favor, entre em contato conosco:

castracaopets@gmail.com

www.castracaosolidaria.org

Comments

comments