O projeto Castração Solidária é um projeto social que realiza castração em comunidades carentes para controle populacional. O público alvo são cachorros e gatos que pertencem a famílias sem condições financeiras de arcar com o custo da cirurgia, e animais de ruas/abandonados. Atualmente as regiões atendidas pelo projeto são dos municípios de Carapicuíba e Osasco, São Paulo, com a meta de prestar serviços em todo o pais no futuro.

PROJETO

Atualmente é realizado um mutirão a cada dois meses com o objetivo de castrar cerca de 200 animais em um único dia. As doações são provindas de voluntários, dos tutores dos animais, dos bazares beneficentes e das vendas da loja online.

O projeto consiste em 4 etapas:

1. IDENTIFICAÇÃO DA COMUNIDADE

O primeiro passo é localizar comunidades nos municípios atendidos (atualmente Carapicuíba e Osasco), firmar parceria com escolas na região, pois os mutirões de castração acontecem em escolas, por isso é importante essa parceria.

2. CONSCIENTIZAÇÃO

Essa etapa consiste em conscientizar a população sobre a importância da castração, na qual se inicia no momento do cadastro dos animais nas comunidades, onde  é realizado em porta em porta, também por meio de palestras educativas no dia do mutirão de castração. Onde é abordado os seguintes temas: o que é a castração, como funciona a cirurgia, benefícios da castração, prevenção de algumas doenças (tais como: piometra, câncer, tumor de sticker), maus tratados, posse responsável, denúncia e orientações pós cirúrgico. 

3. CADASTRO DOS ANIMAIS

Após a definição da comunidade, a inscrição é feita em porta em porta na comunidade. Onde é realizado uma breve entrevista socioeconômica, no ato da abordagem dos tutores dos animais, após essa entrevista é definido uma contribuição simbólica de acordo com a renda familiar. Informando o horário da cirurgia, local e orientações  referente ao jejum do animal.

4. REALIZAÇÃO DAS CASTRAÇÕES

Um trabalho sem fins lucrativos mantido por meio de doações, e é por meio delas que é possível contratar uma equipe veterinária capacitada para realizar os mutirões de castração. Após a cirurgia, os tutores são orientados quanto aos cuidados após a cirurgia.