Somos um projeto social de ajuda animal que realiza castrações solidárias em cães e gatos em Osasco e Carapicuíba. O projeto foi fundado e idealizado pelas irmãs Duartes Adriana, Andréia e Socorro em Dezembro de 2011 e se fortalece a cada dia!

Atualmente somos um grupo de voluntários unidos pela mesma causa! Ver ruas vazias é nosso lema!

A Equipe

Adriana Duarte

Adriana Duarte

Coordenadora

Adriana Duarte, 30 anos, moro no Butantã, sou servidora pública, estudante de medicina veterinária, mãe e uma das idealizadoras e coordenadoras do Projeto Castração Solidária.
Castração Solidária foi um sonho antigo que se tornou realidade! Um sonho de salvar milhares de animais apenas ajudando um! É justamente isso que acontece hoje, o projeto castra um animal e salva milhares das ruas!
Castração Solidária é um projeto feito com muito amor e respeito pelos animais que estão a mercê das maldades humanas!
Hoje somos um grupo de voluntários unidos pela mesma causa! Por ruas vazias!

Priscila Silva

Priscila Silva

Voluntária

Priscila, 31 anos, moro em Osasco, advogada. Conheci a Adriana (coordenadora do projeto) há muito tempo atrás em um outro projeto, e me lembro quando surgiu a ideia do castração solidária.
Acredito que a única maneira de diminuir o sofrimento dos animais das ruas é a castração. Afinal, o mundo só será melhor se fizermos dele um lugar melhor. Acredito, ainda, que todos os seres devem ser tratados com amor e respeito. Eu adoro o propósito do projeto e por isso faço parte dele. É um trabalho duro e às vezes, sofrido. Mas a recompensa ao final vale o esforço.
Além do mais, o projeto também é uma grande família, onde fiz amigos.
Torço pelo dia em que toda vida seja sagrada!

Andréia Duarte

Andréia Duarte

Coordenadora

Andréia Duarte, 26 anos, moro em São Paulo, Turismóloga e uma das idealizadoras do projeto Castração Solidária.
Meu amor pelos animais começou há 10 anos atrás, quando eu e minhas irmãs (Adriana e Socorro), iniciamos um trabalho voluntário em um canil de cães abandonados em São Paulo/Capital, meu amor pelos animais se tornou tão grande que também parei de comer carne e hoje sou vegetariana pelos animais!
Esse amor pelos animais só cresce, faço um pouco para ajudá-los todos os dias, e penso que se cada um ajudasse também, com apenas uma porcentagem do seu tempo, o mundo seria muito melhor para todos, seja eles pessoas e seres vivos!

Nossa História

O Projeto Patinhas Online

Tudo teve início em 2005, quando irmãs se tornaram voluntárias de um abrigo de cães no Butantã (SP). O abrigo necessitava de ajuda para doar e castrar os animais, então dessa forma nasceu o projeto Patinhas Online, que auxiliava na manutenção, adoção e castração dos animais do abrigo.

Durante cinco anos o Patinhas Online foi coordenador pelas irmãs e elas sempre tiveram muitas conquistas, salvaram muitos animais, que saíram do abrigo direto para lares felizes! Os anos foram se passando e as ideias amadurecendo, então surgiu a necessidade de realizar mutirões de castração ao entorno do abrigo, como em comunidades carentes, mas ao mesmo tempo elas se depararam com a dificuldade financeira de manter o abrigo,  doar/castrar seus animais e ainda castrar os animais das comunidades.

A ideia de “cortar o mal pela raiz” falou mais alto! Já que a castração evita que milhares de animais nasçam, não adianta recolher centenas e centenas de animais das ruas e colocar em abrigos, enquanto nas favelas eles continuam nascendo com destino da rua como certo!

Por fim, elas resolveram seguir em frete, e foi assim que aos poucos o Projeto Castração Solidária foi surgindo, uma nova proposta, uma nova perspectiva, de ajudar famílias carentes a castrar seus animais e também castrar animais abandonados.

gato-cs

Castração Solidária

O projeto Castração Solidária tem o objetivo de realizar castrações em cães e gatos, cujas famílias não podem arcar com as despesas das cirurgias. Nosso projeto visa atender apenas animais de famílias carentes, de baixa renda e também animais abandonados, não são realizadas cirurgias particulares. As regiões atendidas pelo projeto são dos municípios de Osasco e Carapicuíba.  As castrações são oferecidas à população gratuitamente ou por meio de solicitação de contribuições (doações).

Atualmente é realizado apenas um mutirão mensal, onde cerca de 200 animais são castrados em um único dia. Além disso, a população é conscientizada a todo tempo sobre os  benefícios da castração, tanto nos dias das campanhas, por meio das palestras educativas, como de porta em porta, nos dias de mapeamento, que são realizados nas regiões atendidas.

É um trabalho sem fins lucrativos mantido por meio de doações, e é por meio delas que é possível contratar uma equipe veterinária capacitada para realizar mutirões de castração.

As doações são provindas de voluntários, dos donos/tutores dos animais, dos bazares beneficentes e das vendas da loja virtual.

Por que existem tantos animais nas ruas?

Porque ainda existem muitos animais que não são castrados. Estes animais se reproduzem rapidamente, não há lares nem donos responsáveis suficientes, consequentemente eles são abandonados à própria sorte. A cada ano, se o número de animais que nascem não for controlado e os donos não forem conscientizados, a população de animais nas ruas só tende a aumentar. Em paralelo, alguns não resistem aos perigos das ruas e acabam morrendo. Os que sobrevivem acabam cruzando entre si ou acabam em abrigos, que atualmente se encontram lotados, onde não há uma vida digna.

cachorro-cs

“A castração é a maneira mais eficaz de evitar a reprodução descontrolada e pode minimizar o sofrimento de muitos animais. Contamos com a ajuda de vocês para realizar muitas castrações!”