A castração é um ato de solidariedade!

Além de contribuir com a redução da reprodução descontrolada de cães e gatos, e consequentemente com a população de animais nas ruas. A cirurgia também diminui o risco de doenças como câncer de mama nas fêmeas e nos machos evita hiperplasia prostática (aumento da prostáta) e hérnia perineal.

Aqui você confere uma série de vantagens da castração e as dúvidas frequentes sobre o procedimento e funcionamento do projeto Castração Solidária. Caso sua dúvida não seja sanada, basta entrar em contato conosco.

Como ajudar?

Você pode colaborar com o nosso projeto de diversas formas:

Gazes esterilizadas, luvas de procedimento tamanho M, agulhas 25×7, seringas de 3 ml rosqueadas, esparadrapo, fita micropori, malha tubular de tamanhos variados, fio de nylon preto 0 e 1.0, fio de algodão 0, ampicilina sódica, antibiótico pentakel, líquido de dakin, rifocina, vitamina B12, Doxitrat, bactrovet, ivermectina, terramicina, vermífugos cães e gatos (adultos e filhotes), pomadas cicatrizantes, pomadas antifúngicas, pomadas oftálmicas, etc;

Como e onde são realizadas as campanhas?

Nossas campanhas acontecem mensalmente em Osasco ou em Carapicuíba. Sempre em locais diferentes, pois não temos clínica veterinária, ou seja, as castrações são realizadas em espaços cedidos temporariamente.

Os animais são castrados com anestesia geral, são medicados com antibiótico e anti inflamatório e recebem curativo. Após a cirurgia os donos dos animais recebem orientações de cuidados ao pós-operatório. Caso o animal apresente alguma dermatite ou sarna, também é medicado. Todos os instrumentos e materiais usados nas cirurgias são esterilizados.

Trabalhamos com uma excelente equipe veterinária, além de ótimos profissionais, são solidários!

Dúvidas referentes à castração

  1. Castração engorda?
    O animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, portanto necessita de mais exercícios. E a ração deve ser controlada, o animal não deve comer a todo o momento, devem ser estabelecidos horários para as refeições.
  2. A castração é segura?
    Sim. É um procedimento cirúrgico seguro, mas é necessário ser realizado por um veterinário experiente. E o animal submetido à essa cirurgia precisa estar saudável.
  3. Você sempre consegue adotantes para os filhotes?
    Nem sempre isso é verdade, sendo mais comum a atitude de querer se livrar de um problema e abandona-los à própria sorte nas ruas ou dar para qualquer um que não irá cuidar tão bem quanto você. É sempre bom lembrar que uma fêmea pode gerar dezenas de filhotes que, por sua vez, crescerão e terão outras crias, multiplicando o problema. Para que deixar novos filhotes nascerem se já não há lares suficientes para os que já existem?
  4. O cão não tomará mais conta da casa?
    Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.
  5. A cadela/gata precisa ter pelo menos uma cria?
    Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema da superpopulação de cães/gatos. Pesquisas mostram que quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances da fêmea de desenvolver câncer de mama. A castração também prevenirá o surgimento de Piometra (infecção no útero), doença frequente em fêmeas adultas.
  6. Meu animal vai sofrer?
    A cirurgia feita com anestesia geral é indolor. Dentro de um ou dois dias, o animal estará brincando e retomará suas atividades normais.
  7. Eu estarei interferindo na natureza do meu animal?
    Seu animal não tem escolha, segue apenas o instinto. É dever do proprietário intervir e prevenir nascimentos indesejados, agindo da maneira mais correta. O animal será beneficiado e não subtraído de algo. E dessa forma você proprietário responsável estará colaborando com o controle populacional de cães e gatos.

O que é castração?

A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam descontroladamente. Para cada filhote que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 200 mil filhotes, no caso das gatas esse número é ainda maior. Não há lares para tantos animais, eles ficarão espalhados pelas ruas, sofrendo maus tratos, passando fome e frio. Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais nas ruas e a morte de milhares deles nos Centros de Controle de Zoonoses (CCZs). Isso pode ser evitado, basta castrar seu animal.

Nas fêmeas é feita a retirada do útero e ovário. Nos machos, há a retirada dos testículos. A cirurgia é feita com anestesia geral, é simples, mas deve ser executada apenas porveterinários devidamente habilitados. Em torno de uma semana o animal estará totalmente recuperado. A castração pode ser feita a partir dos dois meses de idade em ambos os sexos.

Quais animais são castrados com auxílio do projeto?

O projeto Castração Solidária realiza castrações apenas em Osasco e Carapicuíba, em bairros selecionados pela equipe. É realizado um mutirão mensalmente, onde são castrados em média 100 animais. O objetivo principal do projeto é atender apenas famílias carentes e de baixa renda, portanto, não são realizadas castrações em animais que não pertencem às famílias que não se enquadram nesse perfil de público. Além disso, o intuito do projeto não é de realizar castrações particulares.

O mapeamento dos animais castrados nas campanhas é feito de porta em porta ou em pontos fixos nos bairros selecionados. É realizada uma entrevista sócia econômica com o dono do animal, dessa forma é possível estabelecer se a castração será gratuita ou se será solicitado uma taxa pela cirurgia do animal. A triagem dessas famílias é feita minuciosamente para que possamos atender apenas os casos que são prioridades, ou seja, aqueles casos de animais que podem se reproduzir a qualquer momento. Já que as vagas por campanha são limitadas! O agendamento das cirurgias é realizando anteriormente a data da campanha.

Os critérios estabelecidos para ceder ou não a castração gratuita é definido de acordo com a análise da entrevista sócio econômica e quantidade de animais que cada família possui. Para as famílias que possuem muitos animais e são extremamente carentes as castrações são totalmente gratuitas, mas já para aquelas que possuem poucos animais e melhores condições financeiras, solicitamos uma taxa pelas cirurgias dos animais, que pode variar de R$ 20,00 até R$ 50,00 por família e não por animais. A taxa solicitada (doação) não é obrigatória, caso a família não possa contribuir no dia da campanha ou realmente não queira contribuir, a castração é feita gratuitamente.

É importante esclarecer que o projeto não tem fins lucrativos, ou seja, nenhuma das idealizadoras/coordenadoras (Adriana Duarte, Andréia Duarte e Socorro Duarte) são remuneradas. Toda a verba arrecadada, tanto no dia da campanha, por meio das doações dos donos dos animais, ou anteriormente à campanha, provinda das doações de voluntários/colaboradores, venda de produtos, é totalmente destinada às despesas do projeto, que são a compra de material cirúrgico, pagamento dos veterinários, etc. Todo os gastos mensais estão detalhados na prestação de contas, que pode ser acessada aqui.

Vantagens da Castração

Vídeo do veterinário Wilson Grassi explicando os benefícios da castração.

Vantagens da Castração:

  • No caso das fêmeas para que a prevenção de tumor de mama seja realmente efetiva é necessário que a castração seja mais precoce o possível.
  • Impede que a fêmea tenha piometra (infecção no útero), já que na cirurgia é feita a retirada do útero.
  • Elimina a gravidez psicológica, estado presente em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema) com produção de leite e irritabilidade excessiva;
  • Elimina o risco do tumor venéreo transmissível (TVT), que é transmitido sexualmente. Manifesta-se nas genitais tanto no macho como na fêmea, também pode se manifestar no focinho do animal, se ele tiver contato (cheirar as genitais) de algum animal infectado.
  • Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
  • Diminui os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio, mas isso não quer dizer que seu cão/gato vai ficar mudo;
  • Elimina os estados de excitação por falta de cruzamentos – (e o embaraço gerado com as visitas);
  • Nas cadelas, elimina a perda de sangue no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
  • Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina diminui o odor forte;
  • A castração precoce auxilia seu animal (macho) a aprender urinar no lugar certo, pois não haverá necessidade de demarcar território;
  • A melhor vantagem é evitar ninhadas indesejadas, assim não será necessário doar os animais para qualquer pessoa, evitando que esses animais sejam abandonados futuramente.