E aí fica a dúvida, devo ou não vacinar meus animais todos os anos? Existem várias versões sobre o tema e muitos prós e contras sobre a polêmica… esse texto tem como objetivo auxiliar para que você consiga fazer a melhor escolha em conjunto com o veterinário para o seu animal!
A maioria dos veterinários indicam a vacinação anual para cães e gatos, entretanto muitas pesquisas e inclusive a Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA) recomenda o reforço das vacinas essências a cada três anos. Nada é mais importante do que a relação de confiança e parceria que você como tutor tem com o veterinários do seu animal, mas você pode se informar para a conversar com o vet!
Que a vacinação é uma importante medida preventiva todos concordam, entretanto a frequência com que ela deve ser realizada e como medir os efeitos colaterais é que colocam em dúvida as indicações de vacinar seu pet todos os anos para protegê-lo contra todos os males!
O intuito não é contestar que a vacina precisa é fundamental…mas fazer uma reflexão quanto à periodicidade para o reforço.
De acordo com pesquisas realizadas e artigos publicados pelos sites Cachorro Verde e Bicho Integral, as vacinas contra cinomose, parvovirose e hepatite infecciosa barram infecções por no mínimo três anos e essa mudança de paradigma torna desatualizada a prática de vacinar todo cachorro com todas as vacinas que existem todos os anos e ainda podem apresentar riscos para a saúde do pet.
Uma alternativa para saber se o seu animal ainda está imune aos agentes antes de realizar a vacinação é a utilização do Kit VacciCheck, que determina a taxa de anticorpos circulando no sangue e caso ainda esteja suficiente, o reforço da vacina não é necessário. Para cães essa prática foi testada e recomendada, já para gatos ainda não existem informações suficientes.
Para mais detalhes http://www.cachorroverde.com.br/vaccicheck/
É IMPORTANTE ENFATIZAR que para animais resgatados da rua e com procedência incerta, a vacinação é fundamental, pois garante a primeira prevenção, entretanto alguns pontos devem ser considerados antes de realizar a prevenção ou o reforço da dose:
- Para ser vacinado o seu peludo, seja filhote, adulto ou velho, deve estar absolutamente são, bem nutrido, sem parasitas externos ou internos.
- Não vacine filhotes com menos de 60 dias de idade, uma vacina precoce demais pode acabar com esse estoque e gerar uma janela imunológica de vulnerabilidade.
- Procure utilizar na primeira dose vacinal uma vacina V2, que contenha apenas os antígenos para cinomose e parvovirose. Muitas vacinas juntas (V8 e V10) são uma sobrecarga imunológica muito forte para os pequeninos!
- Nunca dê mais de uma vacina no mesmo dia, pode sobrecarregar o sistema imunológico do seu pet.
- Nunca vacine um cão com febre, com câncer, com doença autoimune, durante processos alérgicos extenuantes, com diarreias, falta de apetite, vômitos… nossos bichos tem que estar sãos para que o estímulo imunológico tenha uma resposta adequada e possa realmente ser aproveitado de forma positiva
- Vacine o seu bicho querido sempre com um veterinário e somente após um minucioso exame clínico, e considere essas condições sempre com um especialista!
VACINA CONTRA RAIVA…
De acordo com informações da prefeitura, a raiva está controlada em cães e gatos desde 1982 e segundo o site, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nos animais e por consequência para a população humana.
A prefeitura de São Paulo, com frequência, realiza campanhas de vacinação gratuita contra a raiva, e atende permanentemente tanto no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) como em SUVIS (unidades de Supervisões de Vigilância em Saúde) espalhadas pelos bairros de São Paulo, para maiores informações:
CCZ (Centro de Controle de Zoonoses )
R. Santa Eulália, 86 – Santana
Tel: 3397-8900
Segunda a Sexta: 9h às 17h. / Sábado: 9h às 15h.
***a CCZ disponibiliza castração gratuita para os moradores de São Paulo mediante cadastro (se informem nesse número também)
OUTRAS VACINAS…
Também fizemos uma pesquisa em abril/2017 e os valores encontrados para a vacina quádrupla felina e V8 para cães foram:
***lembrando que não nos responsabilizamos por esses valores e possíveis atualizações, eles devem ser confirmados diretamente nas clínicas