foi adicionado ao carrinho com sucesso.

Esclarecendo o mito: Gestantes podem ter gatos?

Gravidez e o gatoVocê tem gato e engravidou?

Para muitas mulheres essa poderia ser a combinação que a entristeceria num momento de tanta alegria, como o da gestação, pois muitos médicos indicam a sua paciente para doar seu bichano de estimação.

O motivo que gera certa confusão está associado à transmissão da toxoplasmose. Devido a essa falta de informação, muitas pessoas acreditam que mulheres grávidas não podem ter nenhum contato com gatos, como se o contágio fosse meramente através do toque no animal.

 A toxoplasmose é uma doença infecciosa que pode ocorrer em diversos mamíferos que ingiram carne crua, especialmente através da caça, e que por sua vez ingerem um dos estágios infectantes do protozoário chamado Toxoplasma gondii.

O Toxoplasma gondii possui três formas infectantes em seu ciclo de vida: oocisto, bradizoítos contidos em cistos, e taquizoítos. É na primeira forma – oocistos – que os felinos têm sua participação. O gato e outros felinos são os hospedeiros definitivos (responsáveis pela reprodução) desse protozoário.

GatinhosO toxoplasma produz oocistos infectantes no intestino do gato. É importante esclarecer que o cão não é um hospedeiro e não transmite toxoplasmose. Pode pegar a doença, mas não transmiti-la.

Já o ser humano é o hospedeiro intermediário. Nele o parasita enquista nos músculos ou outras partes do organismo. Mas esta infecção é geralmente assintomática. Muitas pessoas podem contrair toxoplasmose e não se aperceber disso, mas caso tenham sintomas estes podem ser febre baixa, dores musculares, aumento do volume dos gânglios linfáticos, perda de apetite e dores de garganta. 

Uma vez exposto à doença, o ser humano desenvolve imunidade contra o parasita e raramente torna a adoecer com toxoplasmose. Isto é confirmado através de uma análise sanguínea a qual revelará que a pessoa é ser opositiva em relação a esta doença. A mulher grávida ser opositiva já teve a doença por isso já não há risco para o feto. Apenas grupos de risco tais como as pessoas que padecem de SIDA ou outra situação que deprima o seu sistema imunitário (pessoas que fizeram recentemente algum transplante), estão em risco de adoecer novamente e de maneira grave (pneumonias ou doenças neurológicas).grávida e gato

Para que vocês leitores, não tenham nenhuma dúvida sobre isso, segue abaixo um trecho de uma matéria publicada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná:

 “A possibilidade de transmissão para seres humanos pelo simples ato de tocar ou acariciar um gato, ou até mesmo através de arranhões e mordidas, é considerada mínima ou inexistente. Ou seja, não se previne toxoplasmose congênita eliminando o gato de uma mulher grávida, mas sim com cuidados higiênicos adequados na ingestão dos alimentos e com bons hábitos de higiene pessoal.

O uso de luvas e pazinha para a coleta diária das fezes dos gatos, a adequada lavagem das caixas de areia e das mãos são medidas simples, suficientemente eficazes para não se entrar em contato com o agente da toxoplasmose, uma vez que os oocistos, quando eliminados pelas fezes, necessitam de dois a cinco dias para esporular e se tornar infectantes, e permanecerem como tal por períodos de anos.”

Gravidez e o gatoLembrando que nem todo gato possui o parasita, assim podemos fazer exames no felino para saber se ele é portador. Quando infectados eles podem apresentar depressão, anorexia (falta de apetite), febre, efusão peritoneal (acúmulo de líquido no abdômen), icterícia (pele mucosas amareladas) e dispnéia (falta de ar). É possível também haver, em fase mais avançada, sintomas neurológicos como convulsões, tremores e paralisias.

 Mas mesmo que ele seja portador, será capaz de eliminar os oocistos (‘filhotes do parasita’) no ambiente por 15 dias durante toda a sua vida, ou quando ele estiver com alguma doença imunossupressora como Aids Felina ou câncer.

 Mesmo que o animal esteja eliminando essa forma do parasita, ela precisa necessariamente ficar exposta no ambiente por mais de 48 horas para se tornar infectante, ou seja, a ponto de causar problemas. E o mais importante, que para transmitir a toxoplasmose, este oocisto deve ser ingerido.Gato

Todos nós que adoramos gatos, sabemos que eles são extremamente limpos, não gostam de seu sanitário sujo.  Por isso, recomendamos que todos os proprietários de gatos limpem pelo menos 1 vez por dia a caixa sanitária do gato, assim não dá tempo do parasita se tornar infectante.

Saiba que com algumas precauções, se seu gato estiver infectado, você não precisará doá-lo para evitar a doença. Além disso, existem várias formas de prevenção contra a toxoplasmose.

Para prevenir-se da infecção por toxoplasmose, são recomendadas ações simples, como:

  • Manter boa higiene e lavar as mãos depois de manipular alimentos crus;
  • Todos os utensílios e equipamentos que entram em contato com carne crua devem ser cuidadosamente lavados com água e sabão;
  • A medida preventiva mais importante consiste no cozimento das carnes: os cistos morrem se a carne for inteiramente submetida a uma temperatura de 65ºC e mantida nessa temperatura durante 4 a 5 minutos;
  • O leite não pasteurizado de vaca, cabra ou ovelha também pode conter oocistos, por isso é importante fervê-lo antes do consumo;
  • A rotina de lavar as mãos antes de se alimentar deve ser adotada. Luvas devem ser utilizadas quando houver a necessidade de se trabalhar com terra ou areia, pois podem estar contaminadas com fezes de gatos;
  • Os gatos domésticos devem ser mantidos no interior de residências com o mínimo de contato com o meio externo, com alimentação controlada e a oferta de ração ou alimentos que sofreram tratamento térmico adequado. Os gatos podem ser contaminados ingerindo ratos e passáros;
  • As fezes dos gatos e o material de forração de seus leitos devem ser eliminados diariamente, antes que os oocistos tenham tempo de esporular;
  • Quando se utilizam caixas de areia para a defecação dos gatos, estas devem ser tratadas periodicamente com água fervendo, para destruir os oocistos eventualmente existentes;
  • Os tanques de areias para recreação de crianças devem ser cobertos quando não estão em uso, ou cercados de modo a impedir o acesso de gatos;
  • Combater vetores mecânicos (insetos, principalmente baratas), pois eles também são responsáveis pela contaminação de produtos de origem animal e vegetal.

Finalizando, a infecção de toxoplasmose está relacionada aos hábitos de higiene e alimentação, e não no contato direto do proprietário com seus gatos! Por isso, nada de doar seus gatos na gravidez ou caso descubra que ele é portador da toxoplasmose, ao invés disso, ame-o, não o abandone!

Gato e grávida

Comments

comments